Jornal Digit@l_Mente” é um projeto que visa fomentar e promover nos alunos a competência de escrita e a educação para os Média, articulando iniciativas da biblioteca com o ensino das áreas curriculares de Português, Cidadania e Desenvolvimento e Estudo do Meio, trabalhados de acordo com o Referencial “Aprender com a biblioteca Escolar”.

O Projeto alicerça-se na confluência de dois eixos:

  1. A ler (nos) entendemos”, que visa promover competências de leitura e escrita

  2. Digit@l_Mente” que pretende desenvolver competências digitais, tecnológicas e na educação para os Média. Pretende-se que a leitura orientada e a escrita associada a meios digitais catapultem o interesse dos alunos em produzirem um trabalho de equipa que se consubstancie na redação de um jornal online que evidencie as leituras, pesquisas e descobertas feitas pelos alunos. Esta publicação será apresentada ao concurso de jornais escolares “Público na Escola”.

No primeiro eixo as atividades de escrita e de leitura, maioritariamente  textos não literários e multimodais, estão interligadas com os domínios da Estratégia da Educação para a Cidadania de Agrupamento - a interculturalidade e o desenvolvimento sustentável. No segundo eixo, o enfoque é colocado em sessões formativas sobre ferramentas digitais vocacionadas para a redação e edição de texto.

IMG_0255.jpg