25 de maio de 2022
Leituras ecológicas
Leituras ecológias
-
Apresentação do autor e leituras de poemas do livro Herbário, de Jorge Sousa Braga, com música de fundo tocada por alunas da turma, pelos alunos da turma.
-
Debate sobre o conteúdo das poesias e articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
-
Objetivos
-
Implicar os alunos na leitura e interpretação de poesia;
-
Conhecer e recitar poetas de expressão portuguesa;
-
Desenvolver competências comunicativas;
-
Estimular a formação pessoal e social;
-
Promover as aprendizagens de uma forma lúdica;
-
Promover a articulação entre departamentos;
-
Articulação curricular entre as disciplinas de Português e de Cidadania e Desenvolvimento (domínio Desenvolvimento Sustentável) na abordagem das obras "O romance da raposa", de Aquilino Ribeiro, "O homem que plantava árvores", de Jean Giono, "Sonho e paixão em Apúlia", de Fernando Pinheiro.
-
Elaboração de trabalhos, em suporte digital, sobre desenvolvimento sustentável tendo como base a leitura crítica de obras literárias.
Áreas de competência do PASEO
-
Linguagens e textos
-
Informação e comunicação
-
Pensamento crítico e pensamento criativo
Turmas/professores intervenientes:
7.º A1 - Eduardo Coelho | Português
A. Margarida Dias | Cidadania e Desenvolvimento
11.º N - Goreti Mota | Filosofia
Maria de Lurdes Esteves | Educação Especial
maio de 2022
Morabeza
Aquando da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, as bibliotecas escolares da EB1 e da ESCA estabeleceram uma parceria com a Escola Portuguesa de Cabo Verde (EPCV), tendo os alunos de ambos os países escrito e enviado cartas personalizadas e estudado aspetos culturais de cada país, nomeadamente: literatura, música, dança e gastronomia.
Interculturalidade
-
Linguagens e textos
-
Informação e comunicação
Áreas de competência do PASEO
Turmas/professores intervenientes:
3.º e 4.º anos | Estudo do Meio | Cidadania e Desenvolvimento
7.º A1 - A. Margarida Dias | Cidadania e Desenvolvimento
Leitura do livro e exploração didática do mesmo:
no 8.º ano - debate na aula e elaboração de cartazes que foram expostos na biblioteca;
11.º - debate e realização de power point a ser apresentado/explorado com as turmas do 1.º ciclo - Filosofia para crianças
abril de 2022
Escola limpa: Greta e os Gigantes
A Turma GUA 8, do 4º ano, está a levar a cabo uma ação de sensibilização ambiental, intitulada: “Escola Limpa”. Os dinamizadores desta iniciativa são os próprios alunos que contam com o apoio incondicional da professora titular e da professora bibliotecária. Os alunos iniciaram a sua visita às turmas da escola e vão continuar a sua ação de sensibilização nas próximas semanas. Os alunos de diferentes turmas ouviram com atenção a história “Greta e os Gigantes”, responderam às perguntas do QUIZIZZ e foram convidados a refletir sobre o que cada um pode fazer para manter a escola limpa e o planeta verde. https://tag.jn.pt/turma-da-eb1-gualtar-da-leitura-a-acao/
abril de 2022
Ler Abril. Ler Liberdade
No 1.º ciclo a biblioteca celebrou Abril com a leitura do livro "O tesouro, de Manuel António Pina. Os alunos realizaram atividades relativas a este dia - pinturas, desenhos, colagens - e, mais importante de tudo, lembraram que a Liberdade não está conquistada, mas se conquista todos os dias!
No 2.º ciclo, na turma A, do 6.º ano, foi trabalhada a obra A liberdade o que é?, de José Jorge Letria (2007) obra que apresenta diversos poemas enigmáticos sobre a liberdade. A sua utilização permitiu:
- dar uma introdução aos valores da Liberdade, uma vez que o principal objetivo do Projeto de Intervenção Pedagógica nesta turma é trabalhar os valores através da literatura infantil;
- fazer uma análise da capacidade dos alunos em relacionarem o tema com a obra trabalhada. No valor da liberdade foi possível fazer uma associação histórica relacionada à atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia e também uma ligação ao 25 de abril de 1974, permitindo, assim, trabalhar a transversalidade curricular.
Inicialmente os alunos receberam os poemas da obra A liberdade o que é? para completarem com as próprias palavras, posteriormente foram comparados os poemas completados pelos alunos com os originais, o que permitiu a criação de um livro. Por fim, os alunos elaboraram cinco cartazes correspondentes à temática (poema, banda desenhada, esquema das organizações, texto e ilustração).
Na turma 6.º B no projeto com a temática "Promoção dos contos", através da exploração do livro “O Tesouro”, de Manuel António Pina, foi trabalhado o 25 de Abril de 1974. Após a leitura do livro, cada aluno ficou com uma profissão que foi dada aleatoriamente e, através dessa profissão, todos realizaram um conto como se vivessem na época da ditadura ou no 25 de abril de 1974 e a sua representação iconográfica.
No final da abordagem sobre o 25 de abril as 2 turmas do 6.º ano, 6.ºA e 6.ºB, realizam um acróstico sobre o regime democrático.
Ensinar história através dos contos é uma forma de cativar as crianças a ouvir histórias de uma forma diferente, o que acaba por promover o pensamento reflexivo e educacional. Nesta relação entre os contos e a história é pretendido que consigam relacionar os dois e permita partilhar os seus pensamentos.
No ensino secundário fez-se uma visita à Livraria Centésima Página que, no âmbito do Dia Mundial do Livro, lançou o projeto LABLER, cruzando a experiência da leitura com o suporte do registo digital. Nesta primeira edição a livraria, e em parceria com Ogoschi propõe-se, a partir da leitura de excertos de Havia, de Joana Bértholo (ed. Caminho), demonstrar quão o ato de ler é singular e cada momento de leitura único e irrepetível. A tradução gráfica da leitura oral, projetada no teto, permite visualizar essa mesma experiência.
Evocou-se Abril através da leitura de textos de Manuel Alegre, Maria Teresa Horta, Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen assim como com o folhear dos livros expostos referentes à data. A Centésima disponibilizou um QR code que permitia que os alunos replicassem a experiência em casa, na sala de aula, na biblioteca escolar...
A iniciativa teve bastante impacto nos alunos porque a grande maioria nunca tinha ido a uma livraria assim como desconheciam oa bibliografia e os autores de referência deste importante marco da história contemporânea de Portugal.
Secundário
2.º ciclo - 6.º B
Instituições e participação democrática
Media
2.º ciclo - 6.º A
2.º ciclo - 6.º B
21 abril de 2022
Sahara Ocidental: leituras da guerra em tempo de guerra
Instituições e articipação democrática
Debate sobre a questão do Sahara Ocidental a partir da leitura de excertos do livro Zahra, de Tomás Sopas Bandeira que, juntamente com Luísa Teotónio Pereira, coordenou a sessão. Simultaneamente procedeu-se a uma análise sobre como a questão é abordada nos jornais, nomeadamente no jornal Público.
Foram, entre outras, focadas as questões relacionadas com a intervenção cidadã num mundo em tempo de guerra
Instituições e participação democrática
-
Linguagens e textos
-
Informação e comunicação
-
Pensamento crítico e pensamento criativo
Áreas de competência do PASEO
Turmas/professores intervenientes:
12.º A - Clara Rodrigues
12.º G - Isabel Mendes
12.º I - Diana Maia
23 de março 2022
Eu acredito
Acreditamos no poder contagiante da leitura!
A propósito do dia da leitura da voz alta o escritor David Machado falou com os alunos da EB1 de Gualtar do seu gosto de contar histórias e ouviu os seus textos lidos pelos alunos.
07-24 fevereiro de 2022
Vozes de Chernobyl
Media
Leitura de excertos e debate crítico em torno do livro Vozes de Chernobyl, de Svetlana Alexievich tendo como base uma apresentação no programa Genial.ly. Foram também explorados artigos do jornal Público.
Realização, na disciplina de Física e Química A de apresentações sobre a poluição atmosférica.
Media
Instituições e articipação democrática
Educação Ambiental
Igualdade de género
Turmas/professores intervenientes:
10.º F - Fernando Braga
11.º A | B | C | D - Beatriz Macedo
11.º K | AN - Alexandra Romero
11.º L | M | P | Q - Josefina Barros
11.º O | 12.º S - Goreti Mota
12.º TPI - António Mendes
12.º P - Ana Cristina Ribeiro
Áreas de competência do PASEO
-
Linguagens e textos
-
Informação e comunicação
-
Pensamento crítico e pensamento criativo
15-17 fevereiro de 2022
Ouvir para recordar e… contar
outubro de 2021
Contos tradicionais de todo o mundo
No 1.º ciclo o MIBE foi dedicado à leitura de contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo. A atividade "10 dias- 10 minutos- 10 contos!" foi dinamizada nas turmas do 1º ao 4º anos e foi muito bem recebida pelos alunos que vibraram com as histórias de outros tempos e de outras paragens.
Os Pais e Encarregados de Educação foram igualmente convidados a ler as suas histórias e a partilha-las com a escola e assim fizeram.
No 3.º ciclo, tendo como ponto de partida a comemoração do aniversário de 400 anos de nascimento de La Fontaine, os alunos do 8.º ano, na disciplina de Francês, realizaram performances de leitura em voz alta de fábulas do autor assim como gravações de algumas das suas fábulas. Na disciplina de Espanhol leram e gravaram contos tradicionais hispânicos.
No secundário os alunos, na disciplina de Oficina de Artes, fizeram trabalhos tridimensionais - teatros de fantoches - e procederam à teatralização das peças selecionadas (O leão e o rato, A galinha dos ovos de ouro e A rã e o touro) que reescreveram e adaptaram. A ideia inicial era apresentar as peças aos alunos do 1.º ciclo mas tal não foi possível devido aos constrangimentos em que decorreu o ano letivo.
Interculturalidade
Áreas de competência do PASEO
-
Linguagens e textos
-
Sensibilidade estética e artística
Intervenientes:
Turmas/professores
junho de 2021
O dia em que o mar voltou
No âmbito da atividade ”Livronovelos” desenvolvida pela BE da EB1 de Gualtar, atividade que consiste na exploração faseada de obras literárias, , explorou-se o livro O Dia em que o Mar desapareceu, de José Fanha. A exploração da obra começou com uma apresentação no Google Earth
e a exploração dos diferentes oceanos. Os alunos debateram a importância dos mares os problemas que enfrentam (a poluição provocada pelos plásticos, por exemplo). ( https://earth.google.com/web/data=Mj8KPQo7CiExcTNwLXRTaGIySkQyT1lReHp4QmN6X0tSOEZFUFc5V2YSFgoUMDY1RUY1RTYzRTFBQ0ZBQkUwQUQ)
Seguidamente a PB orientou os alunos na exploração a história de José Fanha. Houve lugar a leituras individuais e a roleplay (em particular na parte da história em que a família de Bisnaus chega à praia).
Finalmente, os alunos, em conjunto com os professores titulares e a professora de Artes Visuais e a professora bibliotecária, criaram um painel com o título "O dia em que o mar voltou!" Este cartaz encontra-se exposto na BE da EB1 de Gualtar.
Ambiente
Intervenientes:
Turmas/professores
Gua 9 - Ângela Soares
Gua 10 - Conceição Araújo
Gua 11 - Eduarda Machado
Áreas de competência do PASEO
-
Linguagens e textos
-
Sensibilidade estética e artística
15 junho 2021
Yes, we can!
Sessões desenvolvidas numa articulação biblioteca escolar/disciplina de Português, no âmbito do domínio de Cidadania e Desenvolvimento (tema-interculturalidade).
As leituras de excertos do livro 10 discursos históricos, de Barak Obama e a exploração da apresentação em Genially constituíram o leitmotiv para o debate sobre o racismo.
Foram ainda efetuadas leituras de artigos do jornal Público tendo sido analisada como as questões sobre a segregação racial são apresentadas nos mass media
Media
Interculturalidade
Turmas/professores intervenientes:
10.º C - Beatriz Macedo
10.º D - Beatriz Macedo
10.º L - Luísa Gonçalves
10.º M - Josefina Barros
10.º N - Goreti Mota
10.º O - Goreti Mota
-
Linguagens e textos
-
Informação e comunicação
-
Pensamento crítico e pensamento criativo
Áreas de competência do PASEO