CARTAZ LEITURAS.jpg

25 de maio de 2022

Leituras ecológicas

herbario.jpg

Leituras ecológias

 

  • Apresentação do autor e leituras de poemas do livro Herbário, de Jorge Sousa Braga, com música de fundo tocada por alunas da turma, pelos alunos da turma. 

  • Debate sobre o conteúdo das poesias e articulação com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

  • Objetivos

  • Implicar os alunos na leitura e interpretação de poesia;

  • Conhecer e recitar poetas de expressão portuguesa;

  • Desenvolver competências comunicativas;

  • Estimular a formação pessoal e social;

  • Promover as aprendizagens de uma forma lúdica;

  • Promover a articulação entre departamentos;

  • Articulação curricular entre as disciplinas de Português e de Cidadania e Desenvolvimento (domínio Desenvolvimento Sustentável) na abordagem das obras "O romance da raposa", de Aquilino Ribeiro, "O homem que plantava árvores", de Jean Giono, "Sonho e paixão em Apúlia", de Fernando Pinheiro.

  • Elaboração de trabalhos, em suporte digital, sobre desenvolvimento sustentável tendo como base a leitura crítica de obras literárias.

Áreas de competência do PASEO

  • Linguagens e textos

  • Informação e comunicação

  • Pensamento crítico e pensamento criativo

Turmas/professores intervenientes:

7.º A1 - Eduardo Coelho | Português

              A. Margarida Dias | Cidadania e                          Desenvolvimento

11.º N - Goreti Mota | Filosofia

              Maria de Lurdes Esteves | Educação                  Especial

CARTAZ LEITURAS.jpg

maio de 2022

Morabeza

Aquando da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, as bibliotecas escolares da EB1 e da ESCA estabeleceram uma parceria com a Escola Portuguesa de Cabo Verde (EPCV), tendo os alunos de ambos os países escrito e enviado cartas personalizadas e estudado aspetos culturais de cada país, nomeadamente: literatura, música, dança e gastronomia.

Interculturalidade

  • Linguagens e textos

  • Informação e comunicação

Áreas de competência do PASEO

Turmas/professores intervenientes:

3.º e 4.º anos | Estudo do Meio | Cidadania e Desenvolvimento

7.º A1 -  A. Margarida Dias | Cidadania e                          Desenvolvimento

Leitura do livro e exploração didática do mesmo:

no 8.º ano - debate na aula e elaboração de cartazes que foram expostos na biblioteca;

11.º - debate e realização de power point a ser apresentado/explorado com as turmas do 1.º ciclo - Filosofia para crianças

CARTAZ LEITURAS.jpg

abril de 2022

Escola limpa: Greta e os Gigantes

A Turma GUA 8, do 4º ano, está a levar a cabo uma ação de sensibilização ambiental, intitulada: “Escola Limpa”. Os dinamizadores desta iniciativa são os próprios alunos que contam com o apoio incondicional da professora titular e da professora bibliotecária. Os alunos iniciaram a sua visita às turmas da escola e vão continuar a sua ação de sensibilização nas próximas semanas. Os alunos de diferentes turmas ouviram com atenção a história “Greta e os Gigantes”, responderam às perguntas do QUIZIZZ e foram convidados a refletir sobre o que cada um pode fazer para manter a escola limpa e o planeta verde. https://tag.jn.pt/turma-da-eb1-gualtar-da-leitura-a-acao/

CARTAZ LEITURAS.jpg
CARTAZ LEITURAS.jpg

abril de 2022

Ler Abril. Ler Liberdade

No 1.º ciclo a biblioteca celebrou Abril com a leitura do livro "O tesouro, de Manuel António Pina. Os alunos realizaram atividades relativas a este dia - pinturas, desenhos, colagens - e, mais importante de tudo, lembraram que a Liberdade não está conquistada, mas se conquista todos os dias!

No 2.º ciclo, na turma A, do 6.º ano, foi trabalhada a obra A liberdade o que é?, de José Jorge Letria (2007) obra que apresenta diversos poemas enigmáticos sobre a liberdade. A sua utilização permitiu:

- dar uma introdução aos valores da Liberdade, uma vez que o principal objetivo do Projeto de Intervenção Pedagógica nesta turma é trabalhar os valores através da literatura infantil;

- fazer uma análise da capacidade dos alunos em relacionarem o tema com a obra trabalhada. No valor da liberdade foi possível fazer uma associação histórica relacionada à atual guerra entre a Rússia e a Ucrânia e também uma ligação ao 25 de abril de 1974, permitindo, assim, trabalhar a transversalidade curricular.

Inicialmente os alunos receberam os poemas da obra A liberdade o que é? para completarem com as próprias palavras, posteriormente foram comparados os poemas completados pelos alunos com os originais, o que permitiu a criação de um livro. Por fim, os alunos elaboraram cinco cartazes correspondentes à temática (poema, banda desenhada, esquema das organizações, texto e ilustração).

Na turma 6.º B no projeto com a temática "Promoção dos contos", através da exploração do livro “O Tesouro”, de Manuel António Pina, foi trabalhado o 25 de Abril de 1974. Após a leitura do livro, cada aluno ficou com uma profissão que foi dada aleatoriamente e, através dessa profissão, todos realizaram um conto como se vivessem na época da ditadura ou no 25 de abril de 1974 e a sua representação iconográfica.

No final da abordagem sobre o 25 de abril as 2 turmas do 6.º ano, 6.ºA e 6.ºB, realizam um acróstico sobre o regime democrático.

Ensinar história através dos contos é uma forma de cativar as crianças a ouvir histórias de uma forma diferente, o que acaba por promover o pensamento reflexivo e educacional. Nesta relação entre os contos e a história é pretendido que consigam relacionar os dois e permita partilhar os seus pensamentos.

No ensino secundário fez-se uma visita à Livraria Centésima Página que, no âmbito do Dia Mundial do Livro, lançou o projeto LABLER, cruzando a experiência da leitura com o suporte do registo digital. Nesta primeira edição a livraria, e em parceria com Ogoschi propõe-se, a partir da leitura de excertos de Havia, de Joana Bértholo (ed. Caminho), demonstrar quão o ato de ler é singular e cada momento de leitura único e irrepetível. A tradução gráfica da leitura oral, projetada no teto, permite visualizar essa mesma experiência. 

Evocou-se Abril através da leitura de textos de Manuel Alegre, Maria Teresa Horta, Jorge de Sena e Sophia de Mello Breyner Andresen assim como com o folhear dos livros expostos referentes à data. A Centésima disponibilizou um QR code que permitia que os alunos replicassem a experiência em casa, na sala de aula, na biblioteca escolar...

A iniciativa teve bastante impacto nos alunos porque a grande maioria nunca tinha ido a uma livraria assim como desconheciam oa bibliografia e os autores de referência deste importante marco da história contemporânea de Portugal. 

Secundário

2.º ciclo - 6.º B

Instituições e participação democrática

Media

2.º ciclo - 6.º A

CARTAZ LEITURAS.jpg

21 abril de 2022

Sahara Ocidental: leituras da guerra em tempo de guerra

zahra.jpg

Instituições e articipação democrática

Debate sobre a questão do Sahara Ocidental a partir da leitura de excertos do livro Zahra, de Tomás Sopas Bandeira que, juntamente com Luísa Teotónio Pereira, coordenou a sessão. Simultaneamente procedeu-se a uma análise sobre como a questão é abordada nos jornais, nomeadamente no jornal Público.

Foram, entre outras, focadas as questões relacionadas com a intervenção cidadã num mundo em tempo de guerra

Instituições e participação democrática

  • Linguagens e textos

  • Informação e comunicação

  • Pensamento crítico e pensamento criativo

Áreas de competência do PASEO

Turmas/professores intervenientes:

12.º A - Clara Rodrigues

12.º G - Isabel Mendes

12.º I - Diana Maia

CARTAZ LEITURAS.jpg

23 de março 2022

Eu acredito

Acreditamos no poder contagiante da leitura!

A propósito do dia da leitura da voz alta o escritor David Machado falou com os alunos da EB1 de Gualtar do seu gosto de contar histórias e ouviu os seus textos lidos pelos alunos.

CARTAZ LEITURAS.jpg

07-24 fevereiro de 2022

Vozes de Chernobyl

Media

Leitura de excertos e debate crítico em torno do livro Vozes de Chernobyl, de Svetlana Alexievich tendo como base uma apresentação no programa Genial.ly. Foram também explorados artigos do jornal Público.

Realização, na disciplina de Física e Química A de apresentações sobre a poluição atmosférica.

Media

Instituições e articipação democrática

Educação Ambiental

Igualdade de género

Turmas/professores intervenientes:

10.º F - Fernando Braga

11.º A | B | C | D - Beatriz Macedo

11.º K | AN - Alexandra Romero

11.º L | M | P | Q - Josefina Barros

11.º O | 12.º S - Goreti Mota

12.º TPI - António Mendes

12.º P - Ana Cristina Ribeiro

Áreas de competência do PASEO

  • Linguagens e textos

  • Informação e comunicação

  • Pensamento crítico e pensamento criativo

CARTAZ LEITURAS.jpg

15-17 fevereiro de 2022

Ouvir para recordar e… contar

As turmas de 4º ano receberam a contadora de histórias Estefânia Surreira e deliciaram-se com a viagem que esta lhes proporcionou até às terras e lendas africanas. Numa segunda sessão os alunos produziram textos em ambiente de workshop de escrita criativa.

Interculturalidade

CARTAZ LEITURAS.jpg

outubro de 2021

Contos tradicionais de todo o mundo

mibe.png
mibe.jpg

No 1.º ciclo o MIBE foi dedicado à leitura de contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo. A atividade "10 dias- 10 minutos- 10 contos!" foi dinamizada nas turmas do 1º ao 4º anos e foi muito bem recebida pelos alunos que vibraram com as histórias de outros tempos e de outras paragens.

Os Pais e Encarregados de Educação foram igualmente convidados a ler as suas histórias e a partilha-las com a escola e assim fizeram.

 

No 3.º ciclo, tendo como ponto de partida a comemoração do aniversário de 400 anos de nascimento de La Fontaine, os alunos do 8.º ano, na disciplina de Francês, realizaram performances de leitura em voz alta de fábulas do autor assim como gravações de algumas das suas fábulas. Na disciplina de Espanhol leram e gravaram contos tradicionais  hispânicos.

 

No secundário os alunos, na disciplina de Oficina de Artes, fizeram trabalhos tridimensionais - teatros de fantoches - e procederam à teatralização das peças selecionadas (O leão e o rato, A galinha dos ovos de ouro e A rã e o touro) que reescreveram e adaptaram. A ideia inicial era apresentar as peças aos alunos do 1.º ciclo mas tal não foi possível devido aos constrangimentos em que decorreu o ano letivo.

Interculturalidade

IMG_1157 2.JPG

Áreas de competência do PASEO

  • Linguagens e textos

  • Sensibilidade estética e artística

Intervenientes:

Turmas/professores

CARTAZ LEITURAS.jpg

junho de 2021

O dia em que o mar voltou

No âmbito da atividade ”Livronovelos” desenvolvida pela BE da EB1 de Gualtar, atividade que consiste na exploração faseada de obras literárias, , explorou-se o livro O Dia em que o Mar desapareceu, de José Fanha. A exploração da obra começou com uma apresentação no Google Earth

 e a exploração dos diferentes oceanos. Os alunos debateram a importância dos mares os problemas que enfrentam (a poluição provocada pelos plásticos, por exemplo). ( https://earth.google.com/web/data=Mj8KPQo7CiExcTNwLXRTaGIySkQyT1lReHp4QmN6X0tSOEZFUFc5V2YSFgoUMDY1RUY1RTYzRTFBQ0ZBQkUwQUQ)

Seguidamente a PB orientou os alunos na exploração a história de José Fanha. Houve lugar a leituras individuais e a roleplay (em particular na parte da história em que a família de Bisnaus chega à praia).

Finalmente, os alunos, em conjunto com os professores titulares e a professora de Artes Visuais e a professora bibliotecária,  criaram um painel com o título "O dia em que o mar voltou!" Este cartaz encontra-se exposto na BE da EB1 de Gualtar.

Ambiente

IMG_0942.jpg

Intervenientes:

Turmas/professores

Gua 9 - Ângela Soares

Gua 10  - Conceição Araújo

Gua 11 - Eduarda Machado

Áreas de competência do PASEO

  • Linguagens e textos

  • Sensibilidade estética e artística

CARTAZ LEITURAS.jpg

15 junho 2021
Yes, we can!

Sessões desenvolvidas numa articulação biblioteca escolar/disciplina de Português, no âmbito do domínio de Cidadania e Desenvolvimento (tema-interculturalidade).

As leituras de excertos do livro 10 discursos históricos, de Barak Obama e a exploração da apresentação em Genially constituíram o leitmotiv para o debate sobre o racismo.

Foram ainda efetuadas leituras de artigos do jornal Público tendo sido analisada como as questões sobre a segregação racial são apresentadas nos mass media

Media

Interculturalidade

Turmas/professores intervenientes:

10.º C - Beatriz Macedo

10.º D - Beatriz Macedo

10.º L - Luísa Gonçalves

10.º M - Josefina Barros

10.º N - Goreti Mota

10.º O - Goreti Mota

  • Linguagens e textos

  • Informação e comunicação

  • Pensamento crítico e pensamento criativo

Áreas de competência do PASEO